Os desafios do enfrentamento do câncer no Brasil – Com Dra Rita Costamilan


Entrevista com a Médica Oncologista e Professora de Medicina da Universidade de Caxias do Sul ( UCS), Dra Rita de Cássia Costamilan. Falamos sobre o desafios aos profissionais da área da saúde neste período de pandemia . ( Hoje, dia 14 de outubro, é o dia do médico).

A Dra Rita trabalha também na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), que presta uma assistência integral e sistematizada, oferecendo serviços de Oncologia e Hematologia Adulto e Pediátrico, Cirurgia Oncológica e Radioterapia. Possui atendimento multiprofissional, que inclui Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Farmácia, entre outros. Dra. Rita destacou a importância do diagnóstico precoce e as campanhas de prevenção que devem sempre ser reforçadas. ” A população precisa ter acesso e informações sobre os serviços pelo SUS. E isso começa lá no atendimento, na UBS do Bairro e segue depois da rede. É preciso agilizar mais ainda estes atendimentos, o tempo de exames, as campanhas de prevenção e de acesso aos serviços, para que tenhamos tempo de salvar vidas”.

A entrevista priorizou falar sobre as campanhas de prevenção, os serviços do SUS e os riscos, sinais, sintomas, diagnóstico e tratamento do câncer de mama ( outubro rosa). Mas isso tudo, vale também para o novembro azul ( Câncer de próstata) e dezembro laranja ( Câncer de pele).

O programa Acredita, é apresentado aos domingos, na Rádio Caxias FM 93,5 de Caxias do Sul- RS. Os jornalistas Alberto Meneguzzi e Margô Segat são responsáveis pelo projeto de comunicação do bem. O programa, vai ao ar das 08h às 10h e surgiu com a finalidade de promover a cultura da paz, com pautas sobre comportamento, saúde emocional, alimentação saudável, cultura, turismo e esporte. Além disso, o Acredita prioriza pautas com testemunhos pessoais e de superação. O programa está no ar há seis meses. No domingo, dia 17 de outubro de 2021, foi apresentado o programa nº 29.

——————————————————————————–

Siga o perfil da Dra. Rita Costamilan no Instagram: https://www.instagram.com/rccostamilan/

Conheça o trabalho da UNACOM (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) do Hospital Geral de Caxias do Sul – https://https://www.hgcs.com.br/

Siga o perfil do jornalista Alberto Meneguzzi no Instagram: https://instagram.com/alberto_meneguzzi

Siga o perfil do projeto Acredita de comunicação www.acredita.caxias.br ( site e aplicativo) https://instagram.com/acredita.caxias

https://instagram.com https://instagram.com/acredita.caxias

Publicado em 19/10/2021
por Meneguzzi