Sala de Fotografia promove arrecadação de brinquedos para crianças carentes


A Sala de Fotografia e o Projeto Acredita promovem a 21ª edição da campanha de arrecadação de brinquedos. Eles serão destinados para a Escola Infantil Nosso Amiguinho, localizada no bairro Esplanada em Caxias do Sul – RS. Os brinquedos podem ser entregues na portaria no Edifício Estrela, na  Rua Garibaldi, 789 – Centro, Caxias do Sul. Segundo Liliane Giordano, proprietária da Sala de Fotografia, objetivo desta ação é fazer um natal mais alegre e divertido para as crianças da Escolinha. ” No local , são atendida 150 crianças de 0 a 6 anos sendo atendidas no local e uma campanha assim, faz um natal e final de ano mais alegre para elas.

SOBRE A SALA DE FOTOGRAFIA

A Sala de Fotografia é uma escola de fotografia de Caxias do Sul. Fundada em 2007, é um espaço voltado para cursos, workshops, palestras, exposições e expedições fotográficas. Com direção da fotógrafa Liliane Giordano, a Sala já conta com mais de 200 turmas do Curso de Fotografia, cerca de 2000 alunos, 20 exposições e envolvimento com projetos literários e culturais. A escola também atua em curadorias de exposições fotográficas. Promove ainda expedições fotográficas nacionais e internacionais. Os cursos, muito mais do que focar no resultado da fotografia, visam uma inserção do aluno no universo imagético, proporcionando uma nova leitura da visualidade. O foco da Sala de Fotografia é muito mais do que o ensino da fotografia: é fazer uma imersão no tema. Com o objetivo da difusão do conhecimento, a escola lançou a Revista Sala de Fotografia, online e gratuita.

LILIANE GIORDANO

Liliane Giordano é mestre em Educação: arte, linguagem e tecnologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013-2016). Possui graduação em Fotografia pela Universidade de Caxias do Sul – UCS (2005), graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela UCS (1997) e especialização em Ciência da Computação pela UFRGS (2000). Atualmente é  diretora de fotografia e professora na instituição Sala de Fotografia.

Tem experiência de 20 anos na área de tecnologia da informação. Hoje, o foco do seu trabalho está em atividades nas artes visuais, no processo de aprendizagem, projetos culturais que envolvam processos colaborativos de educação da sociedade. 

​Faz consultorias na área de educação, imagem e tecnologia. Ministra como voluntária oficinas de fotografia em escolas e ONG`s de Caxias do Sul e região, atuando na alfabetização visual de crianças de todas as idades. Atualmente, fotografa para empresas, produz eventos culturais e desenvolve trabalhos autorais, além de pesquisas acadêmicas. Atua como curadora independente, tendo trabalhado em grandes exposições fotográficas de Caxias do Sul. Também ministrou cursos para docentes na Secretaria Municipal de Educação e de Cultura de Caxias do Sul e região. 

​Tem textos e artigos publicados na área de educação visual, inclusive em um blog na Fhox, um dos maiores portais de fotografia do Brasil e foi organizadora da Semana da Fotografia de Caxias do Sul em suas 13 edições em parceria com a Secretaria da Cultura de Caxias do Sul. É também diretora do Instituto Cultura Latina, que tem como objetivo preservar a arte e a cultura do continente. 

Publicado em 14/11/2021
por Meneguzzi