Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar Unimed conquista a certificação internacional considerada um dos mais exigentes processos de acreditação do mundo


  • O TEXTO FOI PULICADO NA ÍNTEGRA COMO FOI ENVIADO PELA ASSESSORIA DE IMPRENSA
  • A FOTO PRINCIPAL : CRÉDITO DANIEL HERRERA

A Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul acaba de ser acreditada internacionalmente. O serviço recebeu uma das mais conceituadas e exigentes distinções da área da saúde do mundo, a QMentum International Accreditation no nível máximo. Em Caxias do Sul, a Unimed é a única empresa da área da saúde a deter esta acreditação, sendo a segunda no Estado – no país, apenas em torno de 100 hospitais estão neste patamar. O programa internacional de certificação QMentum segue a metodologia de acreditação canadense reconhecida pela Health Standards Organization (HSO), maior Aliança Global para desenvolvimento e implantação de padrões de excelência em saúde.
“A metodologia orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança, utilizando critérios globais de validação, diferenciando-se pelo uso de ferramentas específicas de trabalho que permitem a avaliação e a reestruturação também dos processos transversais à assistência”, comenta a consultora de gestão do Complexo Hospitalar Unimed, Cristina Cecatto.
Conforme a QMentum International, este se trata de um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações atenderem aos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais. Aplicada em mais de 35 países, a metodologia orienta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança – com vistas na melhoria contínua dos processos, desde a entrada dos pacientes até a alta.
“Uma acreditação concedida somente após uma criteriosa avaliação, como a que tivemos no Complexo Hospitalar Unimed, que recebeu a visita dos auditores entre os dias 12 e 14 de abril deste ano, reforça ainda mais algo que todos percebemos logo ao entrar no Hospital Unimed: que ele conta com a melhor estrutura em saúde da região e com o trabalho de médicos e demais profissionais altamente qualificados”, afirma o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia.
“É mais um sonho realizado em relação à nossa Unidade Materno-Infantil Unimed”, complementa a diretora-superintendente da Unimed Nordeste-RS, Dra. Dilma Tessari.
“Para mim, acreditar a Materno-Infantil em nível internacional representa o elevado grau de comprometimento com qualidade e segurança da instituição”, diz o coordenador médico do Sistemas de Gestão, Dr. Mauro Bertelli.
Conforme a coordenadora da Unidade Materno-Infantil, Mônica Lopes de Oliveira, o serviço, há mais de um ano, vinha se preparando para este momento.
“O engajamento de todos [corpo clínico e as equipes multiprofissionais] foi fundamental para atingirmos o resultado positivo. Estamos todos de parabéns. Fazer parte de uma equipe comprometida com a qualidade e a segurança é o que nos motiva diariamente a buscar melhores resultados. E essa distinção internacional à Unidade Materno-Infantil reforça ainda mais a melhoria contínua nos processos e na estrutura de excelência que temos”, diz Mônica.
Desde 2007, o Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, desde 2009, detém o título de “Acreditado com Excelência” concedido por essa instituição, que é responsável pela principal metodologia de acreditação no Brasil, aprimorando a gestão, a qualidade e a segurança da assistência nas instituições acreditadas. Além disso, entre outras certificações, em agosto de 2021, recebeu o reconhecimento de distinção do serviço de hemodinâmica nível diamante, conferido pela instituição acreditadora IQG.
A Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar Unimed foi inaugurada em dezembro de 2018 e entrou em funcionamento logo depois, no começo de 2019. A estrutura reúne Centro Obstétrico (com setor de parto normal, em que há dois quartos de pré-parto, parto e pós-parto e cinco leitos de observação, e com setor de parto cirúrgico, em que há três salas para as cesáreas e oito leitos de recuperação); UTIs (com 10 leitos individualizados de UTI neonatal, cinco leitos individualizados de UTI pediátrica e cinco leitos de cuidados intermediários); Internação Obstétrica (com 21 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento); e Internação Pediátrica (com 15 leitos, entre semiprivativos, privativos e de isolamento, além de brinquedoteca).
O Complexo Hospitalar Unimed, que recebe os pacientes em uma estrutura de 42 mil metros quadrados, realiza uma média de 50 mil atendimentos mensais. Hoje, são 240 leitos clínicos e cirúrgicos à disposição dos beneficiários, incluindo os de UTI. Recentemente, a instituição anunciou a ampliação de suas UTIs, que passarão a contar com mais 20 leitos fixos, elevando para 40 o número de leitos de internação intensiva adultos.

Publicado em 26/04/2022
por Meneguzzi