EM CAXIAS, MORADORES DOS BAIRROS SEPARAM MELHOR OS RESÍDUOS DOS QUE MORAM NA REGIÃO CENTRAL


Vejam isso.
No dia 15 de maio, o Programa acredita entrevistou o Antonio Moraes Souza. Ele é coletor do turno da madrugada no departamento de limpeza urbana da Codeca em Caxias do Sul. Só para se ter uma ideia, são coletadas 300 toneladas de resíduos orgânicos por dia em Caxias. Já os resíduos seletivos, são 70 toneladas diárias.
Mas você sabe separar o lixo, o que é orgânico e o que é seletivo?
A informação dada pelo Antônio, que trabalha com educação ambiental na @codecacaxias é de chamar atenção mesmo.
Segundo ele, nos bairros de Caxias, na periferia da cidade onde não existe coleta mecanizada, os moradores separam direitinho o lixo, e 85% do que é separado, consegue ser reaproveitado. O mesmo não acontece na região central, com coleta mecanizada, onde apenas 20% do que é separado, é reaproveitado.
E ai? Restaurantes chiques da área central colocando restos de comida em contêiner amarelo? Moradores de casas imponentes colocando o que é orgânico no lugar que seria do seletivo?
E o morador, aquele do bairro, mais pobre, que não tem coleta mecanizada, com suas sacolinhas, com o lixo bem separadinho?
Os dados apresentados pelo Antonio merecem uma reflexão.

ASSISTA E OUÇA O PODCAST E VIDEOCAST COM UM RECORTE DA ENTREVISTA COM ANTONIO MORAES SOUZA, COLETOR DA CODECA

#coletamecanizada#coletamanual#lixoseletivo#lixoorgânico#codeca#educacaoambiental#resíduos#seperaçãodolixo#caxiasdosul#pyf#pyp

Publicado em 25/05/2022
por Meneguzzi