HOSPEDAGEM SOLIDÁRIA JÁ ESTÁ EM ENDEREÇO CENTRAL DESDE ESTE SÁBADO


Quinta edição do projeto, após duas sedes temporárias, está funcionando junto ao prédio onde está localizada a Mitra Diocesana de Caxias do Sul, até o final do inverno, no mês de setembro

A quinta edição da Hospedagem Solidária, promovida pela Diocese de Caxias do Sul, por meio da Fraternidade O Caminho e da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, tem um novo espaço desde ete sábado, 25 de junho. Trata-se de dois pavimentos do prédio que abriga também toda a estrutura organizacional da Mitra Diocesana, na Rua Os Dezoito do Forte,  1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo.

O espaço, no 2º e 3º andares do prédio que é de propriedade da Catedral Diocesana Santa Teresa D’Ávila e foi cedido temporariamente para o projeto, era utilizado por uma escola de educação de jovens e adultos e pré-vestibular. Os detalhes da nova alocação foram apresentados pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, pelo frei Pietro de São Damião e pela coordenadora da Pastoral das Pessoas em Situação de Rua, Terezinha Grasselli Mandelli, em coletiva de imprensa que contou também com a presença do pároco da Catedral, padre Volnei Junior Vanassi.

Dom José acolheu os repórteres no saguão do prédio e contextualizou sobre a necessidade de utilizar o espaço cedido pela Catedral. Segundo ele, uma série de situações inviabilizaram a concretização da Hospedagem Solidária junto à Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Jardelino Ramos, por isso o projeto iniciou de forma emergencial, em 20 de maio, junto ao Salão Paroquial Sagrada Família, onde permaneceu até 08 de junho e, logo depois, passou para a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Em ambos os lugares, no entanto, a agenda de atividades das paróquias impedia a continuidade até o final do inverno. O bispo relatou ter buscado a alternativa do ginásio de esportes do Seminário Nossa Senhora Aparecida, mas foi junto do pároco da Catedral e do seu conselho econômico que surgiu a possibilidade de usar as novas acomodações., que foram conhecidas pelos repórteres.

Com a decisão de transferir a Hospedagem Solidária para o prédio, a Igreja iniciou uma série de intervenções e adaptações para permitir o uso do espaço. Reformas na parte elétrica e hidráulica, adequações da cozinha e demais cômodos foram necessários. Os freis da Fraternidade O Caminho também estão residindo no endereço desde o sábado, 18 de junho.

A abertura para atender as pessoas em situação de rua aconteceu neste sábado, 25 de junho, com a celebração de uma festa junina para os atendidos pelo projeto, que funcionará no prédio até o final do inverno, no mês de setembro. A capacidade será de acolher a cada noite aproximadamente 60 homens. A chegada deverá acontecer entre 19h30min e 20h30min, com posterior triagem, espaço para descanso, oferecimento do jantar, colchão para o pouso e, às 06h30min, o café da manhã.

Doações e voluntários são importantes

Os organizadores salientam a importância da doação de roupas masculinas, meias, chinelos, cobertores, lençóis e também de alimentos não perecíveis para o jantar e o café da manhã. São bem-vindos também novos voluntários para o projeto. As doações poderão ser entregues no novo endereço, com entrada pela Rua Os Dezoito do Forte,  1771, em frente ao Colégio La Salle Carmo, ou ainda na Secretaria da Catedral Diocesana. Para mais informações de como se voluntariar, basta fazer contato com a Fraternidade O Caminho,  que em Caxias do Sul adotou como patrono São Camilo, portanto chama-se Fraternidade São Camilo, pelo fone/WhatsApp (54) 99981-9190.

Publicado em 26/06/2022
por Meneguzzi