SEMANA DA FOTOGRAFIA INICIA NO PRÓXIMO DIA 12 DE AGOSTO EM CAXIAS


*Texto publicado na íntegra como foi publicado no site da prefeitura de Caxias do Sul

* Embora o texto da Prefeitura sonegue esta informação, a lei 8.253 é de autoria do ex-vereador Alberto Meneguzzi

A Prefeitura de Caxias do Sul, através da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura (SMC) apresenta a programação da Semana da Fotografia, que se baseia na Lei 8.253 e atualmente realiza um evento de referência nacional construindo um planejamento coletivo e colaborativo. No total, são 84 ações 100% gratuitas.

O lançamento oficial do evento e a abertura das exposições acontecem no próximo dia 12 de agosto, às 18h30min, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Durante a 15a. Semana da Fotografia, Caxias do Sul estará envolvida em ações e exposições que englobam a fotografia. Para oportunizar uma programação ampla, as atividades ocorrem de forma híbrida entre o digital e o presencial.

O evento é uma ação colaborativa entre instituições, entidades culturais e educacionais que visam debater, refletir, investigar e fomentar os processos de criação, produção e pesquisa relacionados à fotografia.

A 15a. Semana da Fotografia é construída por muitas mãos contando com diversos parceiros, entre eles: Cine Ao Ponto, Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Clube do Fotógrafo, Ponto de Cultura NAV, FSG Centro Universitário, Foto Maratona, Sala de Fotografia, Sesc Fecomércio RS, Universidade de Caxias do Sul através do Curso de Fotografia e do Curso de Artes, Xamã Films, Peripécias Culturais, Vinícola Petronius e Zarabatana Café.

Além dessas parcerias, as Casas e as Unidades da SMC também estão marcando presença na programação, como o Arquivo Histórico João Spadari Adami, a Sala de Cinema Ulysses Geremia, o Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, o Acervo Municipal de Artes Plásticas (AMARP) e a Unidade de Artes Visuais.

PROGRAMAÇÃO

A programação apresenta exposições e atividades diversas. As ações serão concentradas na semana de 12 a 19 agosto, e as exposições terão uma visitação mais ampla, sendo que a maioria tem abertura no Lançamento Oficial da Programação da 15a. Semana da Fotografia, dia 12 de agosto, permanecendo até o dia 02 de outubro de 2022.

As exposições fotográficas e artísticas contam com 69 artistas, fotógrafos e coletivos do Equador e do Brasil. São 36 cidades participantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Maranhão, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

As mostras terão abertura simbólica na data do lançamento oficial da Semana da Fotografia, onde será apresentada a programação completa que contempla exposições, encontros, aulas abertas, atividades, oficinas, foto maratona e palestras. A partir da abertura oficial, será liberado o acesso da plataforma da Semana da Fotografia para que todos possam acessar as informações sobre a programação, bem como realizar a visitação das exposições.

Publicado em 04/08/2022
por Meneguzzi