A música possui um grande papel na formação do indivíduo. Afinal, estamos falando de uma linguagem universal, uma forma de comunicação, ações que vão muito além do simples fato de ouvir ou reproduzir um som.
Nos anos iniciais da educação, a presença da música na sala de aula ajuda o estudante em habilidades que ultrapassam as aulas de música. Ou seja, escrever, conversar e brincar necessitam de ritmo, sincronia, motricidade fina. Essas e outras habilidades são desenvolvidas nas aulas de música ajudando a criança a adquirir e/ou aperfeiçoar de maneira lúdica seu desenvolvimento integral.
Foi o tempo em que a música era apenas “cantar” (algo ainda de extrema importância, mas não pode ser único). O desenvolvimento psicomotor, dançar, brincar, expressar-se com o corpo aprimoram a coordenação motora, o equilíbrio, a noção de ritmo e espaço e a consciência corporal, expressas através do movimento.
A linguagem musical no desenvolvimento cognitivo estimula áreas do cérebro que aprimoram a capacidade de memorização, atenção, coordenação, raciocínio lógico-matemático, dentre tantos outros benefícios. No que diz respeito ao desenvolvimento da linguagem e da comunicação, as canções infantis e as diversas atividades musicais trabalhadas enriquecem o vocabulário, auxiliam grandemente na articulação das palavras e na compreensão de textos. Afinal, a análise musical, a audição e a interpretação, também fazem parte das aulas de música.
Vale ressaltar que a música promove a socialização, a cooperação e o respeito ao próximo e às diferenças. Gosto muito de lembrar aos alunos que “gosto é de cada um e que precisamos sempre respeitar o colega sobre isso”. Respeito ao próximo e às suas escolhas. A arte nos ensina que existe cor para todos; por isso, não há necessidade de impor ao próximo uma aspiração pessoal.
Integrar a música na rotina pedagógica, em jogos, brincadeiras, contação de histórias, ajudam a estimular cada vez mais o ouvido, a criatividade, a sensibilidade, o silêncio, a expressão, o sentimento, dentre tantas outras habilidades ao nosso estudante. Quanto mais música, mais rápido alcançamos as competências que precisamos adquirir na primeira infância.
Diante do exposto, a música é uma linguagem universal que transcende barreiras e conecta pessoas. Ao proporcionar experiências musicais significativas nos anos iniciais estamos contribuindo para a formação integral deste estudante. Trabalhar a cultura, os gêneros musicais, a História da Música, ajudam no processo de criação, expressão, imaginação, sentimento, escolhas. Música é vida que ecoa em nós e através de nós.
Luciana Freitas Almeida Fernandes, professora de Música do Colégio Madre Imilda.