CONSUMIDORES PLANEJAM GASTAR 12,6% A MAIS EM PRESENTES PARA A PÁSCOA EM CAXIAS DO SUL


Pesquisa da CDL Caxias estima que o ingresso médio será de R$ 239,31. A grande maioria (90,1%) comprará chocolate, sendo que 41,5% optarão por ovos e 22,6% por bombons

Um dado mais doce do comércio se aproxima, com a expectativa de que os consumidores aumentem, em média, 12,6% seus investimentos em presentes de Páscoa , em relação ao ano passado, totalizando cerca de R$ 239,31 em compras por cliente. A intenção de aumentar os gastos em relação ao ano passado foi apontada por 64,8% dos entrevistados , com uma média de três presentes por pessoa.

A pesquisa revela que 51,7% dos moradores planejam ir às compras , enquanto 39,2% não têm essa intenção e 9,1% permanecem indecisos. Os principais motivos para a redução dos gastos incluem a priorização de outras despesas (37,1%), a falta de celebração dos dados (30%) e a ausência de destinatários para os presentes (24,9%). Além disso, 6,1% afirmam estar sem dinheiro ou crédito.

Entre aqueles que planejam gastar mais, 58,2% justificam essa decisão pelo aumento dos preços, enquanto 26,1% buscam oferecer presentes de melhor qualidade . Outros 10,7% pretendem adquirir uma quantidade maior de presentes e 4,4% desejam agradar mais pessoas.

90% presentearão com chocolate

Quanto aos produtos, 90,3% dos entrevistados já sabem o que comprarão. Dentre os que responderam à pesquisa da CDL Caxias, 90,1% escolheram chocolates, seguidos por 4,2% que optaram por brinquedos, 4,1% por roupas ou calçados e 1,3% que preferiram dinheiro ou vale-presente. Entre os chocolates, 41,5% afirmaram que escolherão ovos, 22,6% bombons, 14,4% barras, 12,8% cestas e 6,5% coelhos.

A forma de pagamento mais utilizada deverá ser o dinheiro (32,4%), seguido pelo Pix (25,1%) e cartão de débito (22,4%). A pesquisa de preços e produtos antes da compra é uma prática seguida por 81,4% dos consumidores, sendo que 75,5% afirmam que a ambiente das lojas estimula as compras.

Em relação ao momento da busca pelos itens, 15,1% começaram um mês antes, 24,7% nos 15 dias que antecedem a data, 42,9% na semana anterior e 17,3% na véspera ou no dia.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab) prevê uma queda de 20% na produção de ovos de Páscoa em comparação a 2024. Associada ao aumento no valor dos chocolates, essa estimativa já se reflete no estudo da CDL Caxias, ao mostrar que mais pessoas afirmaram que pesquisarão antes de realizar suas compras.

Influências nas compras

Para 31%, os chocolates expostos lembram que é Páscoa, enquanto 19,7% são influenciados pelas lojas decoradas, 17,8% por comentários de outras pessoas, 12,7% pela passagem do Carnaval ou quaresma e 10,6% por anúncios em redes sociais ou e-mails.

As preferências de compra estão especializadas no comércio caxiense: 39% optam por lojas de rua, 34,7% preferem supermercados, 10,1% visitam shoppings, 9,9% adquirem em estabelecimentos de bairro e 4,2% em feiras ou depósitos.

Os fatores que mais influenciam a escolha do ponto de venda são a qualidade dos produtos (29,5%), opções de pagamento (27,3%), atendimento (21,9%) e localização (15,5%).

Os canais utilizados para obter informações são: lojas (51,6%), redes sociais (14,8%), cartazes e folhetos (11,9%), sites de pesquisa (7,2%), sites das lojas (6,4%) e aplicativos de mensagens (5,4%).

Dentre os entrevistados, 37,9% disseram que apresentarão filhos e enteados, 16% netos, 14,8% parceiro(a), 8,1% pais ou mães, 6,8% sobrinhos e 6% afilhados.

Quando questionados se costumam comprar o que o apresentado pede, 57,9% disseram que não, 19,4% afirmaram que sim e 22,7% em alguns casos. Nos casos em que há influência, 42,9% declararam que isso os leva a adquirir mais itens, 39,4% acabam comprando produtos mais caros, 16,2% optam por presentes de personagens e 1,5% por mimos divulgados por influenciadores digitais.

Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul

A Pesquisa de Páscoa 2025 da CDL Caxias foi realizada com 605 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 23 e 28 de março de 2025. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://bit.ly/PesquisaPascoa2025 .

FOTOS
Legenda 1
: Pesquisa da CDL Caxias revela que 51,7% dos moradores planejam comprar presentes para data mais doce do ano

Legenda 2: Dos entrevistados,90,1% escolheram chocolates para presentear na Páscoa, seguidos por roupas e calçados (4,2%)

Créditos:Fabio Grison/CDL Caxias

Publicado em 12/04/2025
por Meneguzzi