Entidade da Zona Norte de Caxias do Sul terá um caminho com plantas comestíveis que leva até a horta em forma de folha de inhame , desenhado como um labirinto, em uma proposta lúdica e educativa
O Dia Internacional da Mãe Terra , comemorado nesta terça-feira, dia 22 de abril, foi especial para a equipe do “Jardins Criativos”, projeto inédito no Sul do Brasil, realizado pela fotógrafa Liliane Giordano, da Sala de Fotografia, aprovado pelo edital Territórios Criativos – RS Seguro.
Na parte da manhã das crianças e adolescentes do Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente Murialdo – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do bairro Santa Fé, entidade da Zona Norte de Caxias do Sul (RS), escolhido para implementar o projeto, participou de um circuito de atividades lúdicas e da abertura do I Varal Jardins Criativos. A exposição contém pinturas dos alunos relacionadas ao meio ambiente e as ações propostas pelo projeto. O varal foi montado pelas próprias crianças no local que em breve vai ganhar um jardim criativo e comestível.
À tarde, ainda dentro da programação para celebrar o Dia Internacional da Mãe Terra, a comunidade participou do plantio de árvores frutíferas nativas e, em seguida, foi realizada uma roda de conversa. O ponto alto da programação ficou por conta do lançamento da proposta artística – a obra do artista francês, Jean Paul Ganem, uma referência mundial em Land Art (arte da terra), que em março esteve em Caxias do Sul, juntamente com o representante da ONG Dia da Terra, Mozart Mesquita, para conhecer o espaço que passa a integrar arte e práticas sustentáveis.
Sobre a arte
O artista explica que o projeto acontece na área externa de uma escola em um bairro popular, com uma proposta lúdica e educativa. “A ideia é transformar o quintal em um espaço vivo de aprendizado e conexão com a natureza. Tudo começa na extensão da composteira, onde a matéria é transformada e renasce. Dela parte um caminho com plantas comestíveis que levam as crianças até uma horta em forma de folha de inhame, desenhada como um labirinto. É um espaço pensado para estimular a curiosidade, o brincar livre, a imaginação e os sentidos. Ali, os alunos poderão explorar, correr, ouvir música, participar de atividades sensoriais e, claro, aprender sobre as plantas e o cuidado com a terra. Mais que uma horta, é um convite para que as crianças cresçam em harmonia com a natureza, aprendendo sobre o cuidado com o solo, o alimento, a cooperação e o respeito pela natureza. Estamos muito felizes em compartilhar esse projeto no Dia da Terra, um dia que celebra justamente tudo isso: o planeta, a vida e o futuro que estamos construindo juntos”, destaca Jean Paul Ganem.
Voluntariado e Oficinas
Durante o evento foram feitas inscrições para quem deseja ser voluntário do projeto e aos específicos nos primeiros escritórios de uma série que serão oferecidos ao longo do ano. Inicialmente, serão realizados os escritórios de Permacultura, ministrados pelo engenheiro André Susin e de Fotografia, com a fotógrafa Liliane Giordano.
– Oficina de Permacultura: inicia na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, para os educadores do Murialdo Santa Fé. Em maio, mais três grupos serão contemplados:
– Professores das escolas da cidade (com ênfase pedagógica), dia 03 de maio;
– Famílias da comunidade e voluntários (com ênfase prática), dia 10 de maio;
– Crianças e adolescentes do Murialdo Santa Fé (com ênfase lúdica), dados a confirmar.
Está previsto ainda para maio o Curso de Formação em Permacultura, no qual os participantes aprenderão os princípios, técnicas de cultivo sustentável, compostagem e manejo de recursos naturais. Isso inclui a construção de canteiros, o uso eficiente da água e a gestão de resíduos orgânicos.
– Oficina de Fotografia: Serão usados celulares, com o ensino de técnicas de composição, iluminação e edição de imagens, com foco na documentação do projeto e na expressão artística.
Informações sobre o voluntário e os escritórios do projeto podem ser cessadas pelo @jardinscriativos, pelo link https://forms.gle/Ff7iGk2Ha95WwCiv8 ou pelo telefone (54) 98153.0336.
O projeto “Jardins Criativos” é uma realização da Sala de Fotografia, com a co-criação do Dia da Terra.org, a produção cultural da Lynch Gestão Cultural, o apoio da Ação Social Murialdo Santa Fé e o financiamento do Programa RS Seguro COMunidade – Territórios Criativos Intervenções Artísticas Urbanas – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura/SEDAC.